
Um trio afinado para sua saúde. Compostos de propriedades medicinais, seus ingredientes naturais são utilizados já de longa data para tratar e prevenir doenças. Tanto o alho como o gengibre na antiguidade eram considerados especiarias, estudos comprovam que os chineses o utilizavam 2.700 A.C. Já o mel era basicamente o ingrediente usado para adoçar os alimentos.
O gengibre é indicado para desintoxicação do organismo, sendo, entretanto, um poderosíssimo anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida. Alivia os sintomas de náuseas e vômitos, incide na saúde cardiovascular, além de contribuir para o fortalecimento da imunidade. Quanto ao alho, é uma ótima opção para dar sabor as receitas, servindo também, para estimular o metabolismo. Quando consumido, revitaliza nosso sistema imunológico, aumenta os níveis de testosterona, combatendo infecções. Diminui drasticamente a pressão arterial, controla o colesterol e desintoxica nosso organismo.
E por último o mel, essa maravilhosa engenharia química que tem como protagonistas as abelhas. Embora, muitos o vejam somente como um adoçante natural, sua eficácia é dotada de um altíssimo valor energético, estando associado às propriedades medicinais. Recentes pesquisas comprovam seus benefícios sobre o peso e o desempenho de atletas. Além de combater resfriados e ser uma excelente fonte de energia rápida, fortalece o sistema imunológico.
Recentemente no Egito antigo, arqueólogos encontraram numa tumba potes de mel bem lacrados que datam de 3.000 anos e por incrível que pareça, estavam em bom estado considerados ainda comestíveis. Sua composição química, com baixo teor de açúcar e pH ácido, inibem a proliferação de bactérias. Acredita-se que a apicultura começou no Egito há cerca de 4.400 anos, com a utilização de potes de barro para guardar as abelhas. O mel era usado tanto para consumo como para fins medicinais e religiosos, no caso desse último, sendo oferecido como oferenda aos deuses.
Para aqueles que estão tentando perder peso e não conseguem ficar sem comer “aquele docinho”, o mel é uma excelente opção. Contudo, não exagere, uma colher de sopa é o suficiente para